Início >> Ufba Em Pauta >> Um bom clima para a UFBA

Um bom clima para a UFBA

Investimentos visam adequar espaços à vida acadêmica

A Universidade Federal da Bahia, por seu compromisso com a qualidade, deve propiciar as melhores condições para a vida acadêmica. A climatização das salas de aula, visando a promover ambientes de trabalho adequados às atividades de ensino, pesquisa e extensão, é assim uma das ações que integram um conjunto de medidas que a Administração Central da UFBA está pondo em prática.

No ano passado, dois importantes obstáculos foram enfrentados e superados, permitindo que, em 2016, ações concretas tragam resultados visíveis. O primeiro deles foi a redução expressiva do déficit orçamentário da Universidade, possibilitando agora o emprego de recursos na melhoria, tão desejada por todos, das nossas condições de trabalho. O segundo foi a resolução de um impasse jurídico junto à COELBA, que se estendia por alguns anos, permitindo agora a execução dos serviços de modernização e adequação da rede elétrica da UFBA. Com efeito, em toda a Universidade, projetos prevendo a construção de 34 subestações finalmente se encontram em fase de atualização técnica e liberação pela COELBA.

De maneira imediata, para as ações de climatização, a Universidade acaba de triplicar a quantidade de equipes de instalação e manutenção de aparelhos de ar condicionado nos campi. Além disso, um novo contrato de prestação de serviços exclusivos de climatização está sendo elaborado, de modo que, já a partir do segundo semestre, a UFBA atinja um novo patamar no tocante a esse serviço essencial, que hoje representa 60% das demandas de manutenção da SUMAI.

Informamos assim que, em um primeiro momento, serão instalados aparelhos de ar condicionado em todas as 170 salas dos oito pavilhões de aulas da Universidade, indistintamente. A maior parte dos Pavilhões já reúne as condições para que essa instalação seja executada de modo imediato. Alguns locais, entretanto, requerem obras estruturais de adaptação da rede elétrica, que incluem anéis de média tensão, reforma de subestações e redimensionamento de instalações elétricas. É o caso dos pavilhões Thales de Azevedo e Raul Seixas, no Campus de São Lázaro, e também do Pavilhão de Aulas do Canela e do Pavilhão de Aulas da Federação VI, cujas obras encontram-se em curso e, tão logo concluídas, terão também instalados os aparelhos de ar condicionado.

Com essas ações, a Administração Central reafirma seu compromisso com o ensino público, gratuito e de qualidade, bem como a opção de um permanente e franco diálogo com toda comunidade acadêmica, em um bom clima democrático e universitário.