Início >> Ufba Em Pauta >> Novo sistema para gestão de atividades acadêmicas na Graduação será implantado pela UFBA

Novo sistema para gestão de atividades acadêmicas na Graduação será implantado pela UFBA

.

A UFBA vai implantar, durante o ano de 2025, um novo sistema para gestão dos processos de Graduação, o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A iniciativa tem como diretrizes a simplificação dos processos e o sincronismo com as rotinas acadêmicas. Com isso, o processo de inscrição semestral, o planejamento acadêmico do semestre e uma série de outras atividades passarão a ser realizadas através do novo sistema, que substituirá o Sistema de Administração Acadêmica (SIAC), que continuará sendo utilizado normalmente no primeiro semestre letivo do ano (2025.1), até a implantação completa do novo sistema, prevista para o início do semestre 2025.2. 

O SIGAA integrará todos os processos acadêmicos da universidade e facilitará a vida do estudante. Com a mudança anunciada, haverá migração dos dados do sistema antigo, a exemplo de informações sobre componentes curriculares, estruturas curriculares e histórico escolar. O novo sistema representará benefícios para a realização de todo processo de matrícula que passará a ser realizado de forma totalmente online, acabando com as filas em matrículas presenciais.

Para a Pró-reitora de Ensino de Graduação, Nancy Vieira, a implantação do SIGAA na graduação é um avanço para a universidade, por permitir uma melhor gestão dos dados concernentes aos cursos e aos estudantes, além do investimento em modernização, necessário à realidade contemporânea de uma universidade em transformação.

Através dos portais e módulos do sistema que será adotado na UFBA, os estudantes da graduação poderão acessar informações do histórico escolar, carga horária integralizada, pendências, entre outras, que permitirão a cada um acompanhar com maior autonomia a sua situação acadêmica no percurso até a formatura, conforme afirma a Superintendente de Administração Acadêmica, Karina Menezes.

Além disso, o SIGAA vai informatizar as requisições acadêmicas dos estudantes, que passarão a ser feitas através do sistema, reduzir o tempo entre a integralização do semestre e a diplomação do estudante, e possibilitar a emissão de diplomas digitais diretamente pelo sistema. Também é considerado uma porta de entrada para implantar outros módulos necessários para melhor funcionamento da universidade, relacionados à assistência estudantil, progressão docente, entre outros.

A superintendente destaca o trabalho coletivo e integrado feito pelas equipes de servidores da UFBA para garantir o êxito na migração entre os sistemas. Ela também reforça que toda a comunidade deve estar atenta aos comunicados que serão emitidos com orientações sobre as mudanças das rotinas envolvidas nos processos acadêmicos. Durante a implantação no novo sistema, será necessário o envolvimento da comunidade acadêmica para aprendizado dos procedimentos, e paciência/compreensão com a alteração das rotinas nesse período de transição.

O planejamento acadêmico, de responsabilidade dos colegiados e departamentos/coordenações acadêmicas, também será realizado por meio do SIGAA. As funcionalidades no módulo Graduação incluem o registro de calendário acadêmico, cursos, matrizes curriculares (habilitações), estruturas curriculares, componentes, entre outras. Assim, estão sendo programados cursos para a formação de gestores e usuários que utilizarão o novo sistema, promovidos pela Superintendência de Educação a Distância (Sead). O período de inscrição para os cursos será divulgado oportunamente nos canais de comunicação institucional.

A universidade já utiliza o SIGAA para a pós-graduação desde 2018. De acordo com a Superintendente de Tecnologia da Informação, Vaninha Vieira, havia a expectativa de que o mesmo sistema fosse adotado para a graduação até o ano de 2020. No entanto, esse cronograma foi comprometido em razão da pandemia de Covid-19, e de outros fatores como a necessidade de atualização dos currículos dos cursos, curricularização da extensão e conversão da carga horária dos componentes curriculares para múltiplos de 15, conforme explica a superintendente, que prevê que o novo sistema esteja em pleno funcionamento no segundo semestre letivo deste ano.

A implantação do SIGAA Graduação é projeto institucional desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), com participação da Superintendência de Administração Acadêmica (Supac), da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), da Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Supad), da Superintendência de Educação a Distância (Sead), além de colegiados, departamentos e coordenações acadêmicas.

 

UFBASIM

 

O SIGAA é um dos Sistemas Integrados de Gestão que compõe o Programa UFBA SIM (Sistemas Integrados e Modernos), adotado pela universidade com o objetivo de modernizar os processos e sistemas informatizados. Os sistemas contemplam um conjunto de funcionalidades e fornecem maior agilidade e confiabilidade no acesso às informações pela comunidade acadêmica.

Esse conjunto de sistemas, que tem a função de administrar informações e procedimentos nas áreas de recursos humanos, patrimônio, administrativo e acadêmico, dentre outras, inclui o Sistema Integrado de Gestão e de Recursos Humanos (SIGRH) e o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC).

Mais informações sobre os Sistemas estão disponíveis no Portal UFBASIM (https://www.ufbasim.ufba.br/).