Início >> Ufba Em Pauta >> Música, sociedade e lugares da memória são temas de ciclo de palestras

Música, sociedade e lugares da memória são temas de ciclo de palestras

Juan Pablo González ministra conferência inaugural

Tomando como marco os 70 anos da UFBA, o Ciclo de Palestras “Música, Sociedade e Lugares da Memória” será realizado na Universidade, com o objetivo de debruçar-se sobre as mudanças acontecidas na música do século XX, a partir das perspectivas do intérprete, do público e da indústria da música e subsequente construção musical canônica.  Ao longo do mês de março, o evento, promovido pela Escola de Música em parceria com o Sistema de Bibliotecas, fará cinco atividades com palestras e debates, nos dias 03, 08, 15, 22 e 29, sempre às 14h, no Auditório da Biblioteca Universitária de Saúde, no Canela.

A conferência de abertura, intitulada “Performatividades Líquidas e Juízos de Valor nas Músicas do Século XX”,  será ministrada no dia 03/03, pelo professor Juan Pablo González, docente na Universidad Alberto Hurtado SJ (Chile) e Pontificia Universidad Católica De Chile.  Na ocasião, o conferencista também lançará seu livro “Pensar a Música desde América Latina”.

Juan Pablo Gonzalez

É diretor do Instituto de Música da Universidade de Santiago SJ Alberto Hurtado e Professor do Instituto de História da Universidade Católica do Chile. Obteve seu doutorado em musicologia pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA). Pioneiro no estudo musicológico da música popular do século XX no Chile e suas esferas de influência, fez contribuições nos ambitos sócio-histórico, estético social e analítico. Além disso, estudou a música artística do século XX, considerando a relação entre vanguardas internacionais e linguagens locais no Chile.

Gonzalez dirige a Companhia do Salão ao Cabaret, que realiza concertos teatrais como parte e resultado de suas pesquisas. Tem contribuído para a formação musicológica na região através da criação de programas de graduação e pós-graduação em várias universidades chilenas e ministrando seminários de pós-graduação regulares na Argentina, Colômbia, Brasil e México. Junto com seus muitos artigos publicados em revistas internacionais é co-autor de Em Busca da música chilena (Santiago, 2005); dois volumes de História social da música popular no Chile (Havana, 2005; Santiago, 2009) e Cantus firmus: mito e narrativa da música chilena de arte do século XX (Santiago, 2011), e autor de Pensar a música desde América Latina. Problemas e questões (Santiago e Buenos Aires, 2013).

Quinta-Feira 3 De Março – Conferencia Inaugural – Auditorio Bus – 14 Hs

Palavras de Abertura – Dr. Paulo Costa Lima / Dra. Lidia Brandão Toutain / Dr. Pablo Sotuyo Blanco

Conferência Inaugural - "Performatividades Líquidas e Juizos de Valor nas Músicas do Século XX" - Dr. Juan Pablo González - Universidad Alberto Hurtado SJ, Chile e Pontificia Universidad Católica de Chile

Lançamento do Livro “Pensar a Música desde América Latina”