Início >> Ufba Em Pauta >> Ciclo de Leituras Dramáticas reúne atores com projeção nacional no Teatro Martim Gonçalves

Ex-aluno da UFBA, Vladimir Brichta é um dos convidados

Nesta terça-feira, dia 01/03, às 19h, no Teatro Martim Gonçalves, acontece a primeira edição do Ciclo de Leituras Dramáticas, projeto de extensão que apresentará programação especial em comemoração aos 60 anos da Escola de Teatro da UFBA. A atividade contará com a participação de ex-alunos da Escola, como os atores Vladimir Brichta e Marcelo Flores.

Marcando o início do projeto em 2016, será realizada a leitura da peça "Um Bonde Chamado Desejo", de Tennessee Williams. Com a direção de Harildo Déda, a Leitura terá a participarão dos atores e atrizes convidados/as: Vladimir Brichta, Marcelo Flores, Alethea Novaes e Analu Tavares, ex-alunos da Escola de Teatro que atingiram projeção nacional. Completam o elenco: Mariana Passos, Malou Araujo, Otávio Correia, Roberto Nascimento, Veríssimo Vasconcelos e Vinicius Martins. A entrada é gratuita e os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes do início da atividade.

Sobre as Leituras Dramáticas

Projeto de extensão permanente da Escola de Teatro da UFBA, este ano o Ciclo de Leituras Dramáticas foi pensado de forma integrada com a programação comemorativa dos sessenta anos da Escola.

Sob coordenação dos professores Raimundo Matos de Leão, George Mascarenhas, Gerson Praxedes e produção executiva de Joana Schnitman, durante o ano serão realizadas 07 edições, com textos dramatúrgicos encenados pelo Grupo A Barca e também pelo repertório da Companhia de Teatro da UFBA.

A Barca, criada nos primeiros anos de fundação da Escola de Teatro (1956), apresentou para as plateias que frequentaram seus primeiros espetáculos um repertório universal de grande impacto para a Salvador, que até então recebia somente espetáculos de companhias de fora do Estado ou então de grupos amadores.

Extinta A Barca, no final dos anos sessenta, ocupou o seu lugar a Companhia de Teatro da UFBA, criada em 1981, sendo esta responsável por manter em cartaz textos clássicos e contemporâneos.

Sobre o texto e o autor

Tennessee Williams é um dramaturgo nascido nos EUA, que viveu entre 1911 e 1983. Em 1948, foi ganhador do Prêmio Pulitzer de Teatro por "Um Bonde Chamado Desejo", honraria que seria novamente concedida a ele em 1955, por "Gata em Teto de Zinco Quente". Escreveu mais de 80 obras, se interessando por personagens marginalizados, decadentes ou deslocados na sociedade. É considerado um dos principais dramaturgos do século XX.

Um Bonde Chamado Desejo narra a história de decadência de Blanche Dubois, que se abriga na casa de sua irmã, Stella, para fugir do passado. Entretanto, ela acaba entrando em forte embate com seu cunhado, Stanley. Uma relação que serve para ilustrar as tensões entre refinamento e brutalidade, sonho e realidade.