Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA realiza ações de combate ao Aedes aegypti em diversas unidades

UFBA realiza ações de combate ao Aedes aegypti em diversas unidades

Campus de São Lázaro recebe mutirões de limpeza

As ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti seguem a todo vapor na Universidade Federal da Bahia. Mutirões de limpeza para eliminação de focos e criadouros nas diversas unidades, atividade de conscientização com repasse de informações e distribuição de cartilhas, contendo orientações, integram o conjunto de atividades realizadas pela Coordenação de Meio Ambiente da SUMAI-UFBA.  Durante os dias 24 a 26/02, no campus São Lázaro, na área das encostas que fazem divisa com a Rede Bahia e a comunidade do Calabar, acontece o trabalho de retirada de diversos tipos de resíduos favoráveis ao desenvolvimento do Aedes Aegypti e outros problemas de ordem sanitária que possam representar risco à saúde e qualidade de vida da população local.

O cuidado segue com a realização de poda e roçagem da vegetação, em parceria com a Limpurb e apoio logístico da Rede Bahia.  O trabalho será finalizado com a aplicação de larvicida, pelo Centro de Controle de Zoonoses do Município (CCZ), na manhã da sexta-feira (26/02). No mesmo dia, o alerta será intensificado por vários agentes da universidade que distribuirão material preventivo da campanha nacional contra o Aedes, durante a Feira Agroecológica que será realizada na Praça das Artes, no campus de Ondina.  Na próxima semana, o mutirão de limpeza também chegará às dependências da EscolaPolitécnica, na Federação e ao entorno dos Institutos de Física e de Química.

Ações em outras unidades

Na última sexta-feira (19/02), a equipe da Coordenação de Meio Ambiente percorreu o campus de Ondina conscientizando professores, estudantes e servidores e distribuindo 1.500 panfletos oficiais emitidos pelo Governo Federal – Ministério da Saúde.

A ação com o objetivo de repassar informações para evitar a procriação do mosquito vetor da Zika, Dengue e Chikungunya, começou pelo Hospital de Medicina Veterinária e Escola de Medicina Veterinária, seguindo depois para Escola de Dança, PAF I, CPD – Matemática, PAF III, IV, V, Faculdade de Comunicação, Praça das Artes, Biblioteca Central, Restaurante Universitário, Instituto de Biologia, Faculdade de Farmácia, Instituto de Química, Instituto de Física, e Instituto de Geociências.