Início >> Ufba Em Pauta >> Dissertação investiga tramas de engenheiros sanitaristas da UFBA

Dissertação investiga tramas de engenheiros sanitaristas da UFBA

Defesa acontece nesta quarta, 18, na Escola Politécnica

Acontece nesta quarta-feira (dia 18 de janeiro), às 9h, na Escola Politécnica da UFBA, Sala Lourenço Costa, a defesa da dissertação da aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Kelly Carneiro de Oliveira Fontoura, que tem por título “Tecnologias Limpas em Ação: seguindo os engenheiros, suas redes e suas tramas”.  O objetivo geral da dissertação é compreender como a investigação de engenheiros sanitaristas e ambientais, sobre padrões de consumo de água e utilização de equipamentos economizadores, pode possibilitar a criação de espaços de calculabilidade em residências de baixa e média renda.

Para tanto, procura-se afastar a visão de cálculo como algo intrínseco ao ser humano, ou visto puramente como cálculo matemático/utilitário, no sentido de uma ação marcada pela racionalidade. O trabalho foi realizado por meio do acompanhamento das tramas e redes traçadas por engenheiros/pesquisadores do grupo Rede de Tecnologias Limpas, quando estes desenvolviam um projeto que almejava construir uma metodologia de gestão intradomiciliar do consumo de água, a partir das investigações sobre os padrões de consumo, e utilização de equipamentos e tecnologias economizadoras.

Os resultados da pesquisa apontam que os espaços de calculabilidade em residências de baixa e média renda constituem-se enquanto potencial de mudança, ao tentarem incorporar ao cotidiano dos usuários ferramentas para a autogestão do consumo intradomiciliar de água. No entanto, os engenheiros/pesquisadores precisam estar atentos para o fato de que os usuários não estão habituados com os novos dispositivos de cálculo, assim, torna-se necessária a adequação à trama das experiências passadas destes últimos. Afinal, o trabalho dos engenheiros/pesquisadores ambiciona a emergência de novos comportamentos e crenças em relação ao uso cotidiano da água, por meio dos contra-argumentos que fazem emergir novos padrões de utilização dos recursos hídricos e a maneira como eles podem ser geridos pelas concessionárias.