Início >> Ufba Em Pauta >> Colóquio convida a pensar a filosofia na educação básica

Colóquio convida a pensar a filosofia na educação básica

Evento está programado para primeiros dias de dezembro

Programado para os dias 1 a 3 de dezembro, o I Colóquio Nacional do Ensino de Filosofia (I Conef), com tema "O que queremos com o filosofar na Educação Básica?", inscreve até o dia 30 de setembro trabalhos nas modalidades de comunicação oral e de relatos de experiência. O evento vai acontecer em Salvador, na Faculdade de Educação da UFBA. Trata-se de iniciativa do Grupo de Pesquisa Epistemologia do Educar e Práticas Pedagógicas e do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC), da UFBAem parceria com o GT: Filosofar e Ensinar a Filosofar, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof). O colóquio foi pensado com o propósito de reunir pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, educadores da rede de ensino pública e privada, e outros interessados em discutir problemas em torno do ensino de Filosofia na Educação Básica.

Decorre das demandas instauradas por conta da obrigatoriedade do ensino de filosofia, a partir da Lei no 11.684/2008, que alterou a LDB, tornando a disciplina obrigatória no ensino médio. O evento abrirá o espaço de reflexões e diálogos em âmbito regional e nacional, consolidará e ampliará uma prática presente no GT Filosofar e Ensinar a Filosofar, da Anpof, e gravitará em torno da questão fundamental que permanece em aberto: Qual é a filosofia que convém à formação básica, a filosofia profissional ou a filosofia como meio para a formação do pensamento crítico na educação básica?

Dessa maneira, será um momento oportuno de interlocução entre a universidade e a escola básica brasileira, para criar redes de pesquisa e de conhecimentos a fim de proporcionar possibilidades para novas discussões metodológicas no âmbito do ensino de filosofia no país, principalmente, no que concerne à lacuna existente entre o currículo da licenciatura em filosofia e a matriz curricular do ensino médio.